Um alto volume de vendas pode sugerir grande rotatividade no estoque. Nem sempre isso acontece. A venda pode estar concentrada em um pequeno número de itens, o que demanda uma melhor estratificação do que, de fato, está sendo vendido. Uma ferramenta muito utilizada para ajudar nesse processo é a curva ABC. Também conhecida como análise de Pareto ou regra 80/20 ela auxilia na identificação dos produtos com maior relevância nas vendas.

Neste texto você vai poder entender melhor como a curva ABC pode ajudar na otimização do seu estoque. Além disso, vamos destacar como essa ferramenta pode auxiliar no seu planejamento.

Continue a leitura e confira!

O que é?

A curva ABC é uma técnica utilizada para fazer o controle de estoque de empresa com grande rotatividade de produtos. Seu principal objetivo é realizar uma classificação de todos os produtos que fazem parte do estoque. A curva ABC auxilia na disposição das mercadorias, melhorando a organização e otimizando os processos de venda e entrega.

Como funciona?

Os produtos com maior retorno do estoque devem fazer parte da curva A. Aqueles que têm um retorno médio na curva B. Finalmente, os de retorno baixo, na curva C. Como você pode notar, a curva ABC funciona como uma espécie de ranqueamento dos produtos, mostrando qual deles traz maior retorno.

Você deve estar se perguntando: mas, como faço para identificar os produtos de cada categoria de curva? Veja abaixo como classificar:

Curva A: devemos classificar nesta categoria os produtos com maior importância para seu negócio. Para isso, é utilizada a proporção 80/20, que separa os produtos que, juntos, correspondem a 80% das suas vendas. A ideia é identificar os produtos que trazem o maior retorno.

Curva B: os produtos de importância média são classificados aqui. Da mesma forma da curva A, a porcentagem de produtos sobre o faturamento também é utilizada. Você deve identificar os produtos que correspondem à 15% do faturamento da empresa.

Curva C: por fim, é preciso separar os produtos com menor importância. Utilizando a mesma lógica, devem ser selecionados os produtos que correspondem a 5% do faturamento.

Curva ABC de clientes

Assim como a de produtos, também existe a curva ABC para classificar os seus clientes. Dessa forma, é feita a separação dos clientes pelo volume de compra e valor de consumo em seu negócio. Veja abaixo como funciona cada curva:

Curva A: neste segmento devem estar os clientes com maior atividade na sua empresa. Basta separar aqueles que correspondem a 80% do faturamento total do seu negócio. Lembrando, são selecionados aqueles que compram os produtos mais caros ou em maior quantidade.

Curva B: da mesma maneira da classificação A, vamos separar também pelo preço e quantidade de produtos adquiridos. No entanto, agora serão apenas os clientes responsáveis por 15% do seu faturamento total.

Curva C: aqui estão as pessoas que compram menos em seu negócio. Seguindo a linha das curvas anteriores, vamos separar os clientes que correspondem a 5% do faturamento total.

Em suma, a correta identificação dos produtos mais relevantes para sua empresa, lhe permitirá agir com maior precisão na gestão e controle de estoque, promovendo a disponibilidade dos itens mais procurados pelos clientes.

Em conclusão, da mesma forma, conhecer os clientes que mais se relacionam com sua empresa é fundamental para que sua empresa possa crescer cada vez mais!

Gostou? Siga a Agruppa nas redes sociais e fique por dentro das nossas novidades.