Saber como fazer uma gestão de estoque eficiente pode trazer diversos resultados positivos para a sua empresa. Para isso, é necessário adquirir conhecimento para aplicar corretamente as soluções que podem fazer com que o seu estoque esteja sempre “saudável” e bem dimensionado, permitindo assim o atendimento da demanda existente.

Existem várias ações que auxiliam na hora de extrair o potencial máximo do seu estoque sem perder a qualidade de entrega para o seu cliente. Pensando nisso, produzimos esse texto para dar dicas que vão ajudar na hora de implantar uma gestão de estoque eficiente na sua empresa.

Continue a leitura e veja o que selecionamos para você.

Registre as movimentações

Um ponto-chave para realizar uma gestão de estoque em qualquer empresa é fazer o registro correto de todas as movimentações. Entradas, saídas, devoluções ao fornecedor e trocas de mercadoria não devem ser negligenciadas. Vale dizer que as rotinas de recebimento e registro da mercadoria recebida devem ser realizadas com prioridade, favorecendo o controle e evitando a divergência nos inventários de estoque.

As trocas, por sua vez, são muito comuns no varejo em geral. Registrar a devolução da mercadoria e a saída da nova mercadoria escolhida pelo cliente é fundamental para que o saldo em estoque fique correto.

Assim, você previne que o estoque não tenha os famosos ‘furos’, que são as inconsistências no quantitativo de estoque.

Utilize indicadores de desempenho

Alguns indicadores de estoque são vitais para o bom desempenho de uma operação. Eles auxiliam a empresa a ter o produto correto demandado pela clientela, evitando a perda de vendas.

Além disso, estes indicadores possibilitam o dimensionamento correto na necessidade de capital de giro da operação (NCG). Entre os indicadores que podem auxiliar na gestão de estoque os mais importantes são o giro de estoque, tempo de reposição, cobertura de estoque e perda e avarias.

Faça inventários

O inventário é popularmente conhecido como balanço de estoque. O levantamento deve ser tanto quantitativo (peças, pares, litros, fardos, etc) como qualitativo (referência, cor, tamanho, etc). Após inventariar o estoque, o próximo passo é confrontar o que foi levantado com o que está registrado no seu sistema de gestão. As divergências, devem ser tratadas, uma a uma, buscando o entendimento e a prevenção de erros no controle de estoque.

É muito importante que os inventários sejam feitos regularmente. Só assim é possível acompanhar a evolução e trabalhar para a redução das divergências. O inventário é uma das ferramentas de gestão de estoque mais importantes pois contribui para a assertividade das compras e consequentemente das vendas realizadas pela empresa.

Implante ações para as mercadorias sem giro

As mercadorias que ficam ‘encalhadas’ na loja também devem possuir uma solução na sua gestão de estoque. Por isso, é preciso criar estratégias para dar giro a elas, permitindo que o capital “empatado” nestas peças possa regressar ao caixa da empresa ou ser aplicado em mercadorias de maior giro.

Se possível, faça promoções e trabalhe com um estoque reduzido para os itens que possuem pouca saída. Assim, você trabalhará melhor o investimento feito na aquisição desses produtos e diminuirá custos operacionais.

Utilize uma ferramenta que auxilie na gestão de estoque

Gerir o estoque demanda muita capacidade de organização de dados. A melhor forma de fazer isso é utilizar um software que trabalhe todas as informações para poupar tempo.

Atualmente existem sistemas que são capazes de importar notas fiscais diretamente do fornecedor. Também é possível categorizar produtos e sugerir preços de venda, dentre outras funções que podem ser automatizadas. Além de agilizar o trabalho, você ainda terá mais controle sobre a movimentação dos produtos.

A Agruppa pode ajudar com soluções tecnológicas para gestão de estoque. Entre em contato e solicite uma apresentação.