Os processos que envolvem o setor de RH precisam ser realizados por profissionais com conhecimento adequado. Afinal, não é qualquer um que tem a capacidade de gerir o recurso mais valioso de uma empresa que é o seu colaborador. Por isso, existem dois caminhos possíveis: O mais usual que é montar um Setor de Pessoal ou terceirizar o RH.

Quando falamos em terceirizar o RH as vantagens são diversas, possivelmente, é mais barato e os resultados podem ser muito satisfatórios. Mas, será que vale a pena?

Esse texto vai tirar essa e outras dúvidas que você possa ter sobre esse tema.

Continue a leitura e confira!

Como funciona?

Terceirizar o RH da sua empresa pode ser mais fácil do que você imagina. É preciso procurar uma empresa que tenha experiência no mercado, e que possa desempenhar todas as funções do setor. Ela fará todo o serviço relacionado aos Recursos Humanos que o seu negócio precisa, como, recrutamento, controle de ponto, folha de pagamento e seleção de pessoal.

Quais as vantagens em terceirizar o RH?

Ao olharmos um serviço ou produto para a nossa empresa logo pensamos nos principais benefícios. Terceirizar o RH possui diversas vantagens, uma delas é a previsibilidade dos custos. Assim, você sabe exatamente o quanto vai gastar por mês e pode controlar melhor o seu orçamento. Com um setor interno fica mais difícil controlar os custos já que alguns gastos podem surgir como as horas extras.

A rotina de trabalho do Departamento Pessoal pode ser bem movimentada. A demanda, além de ser grande, possui prazos que não podem ser descumpridos. Por isso, outra grande vantagem em terceirizar o RH é o aumento da eficiência deste setor.

Quando realocamos as responsabilidades para uma empresa especializada, ela é capaz de realizar as movimentações trabalhistas com mais facilidade e rapidez. Assim, você pode obter uma preciosa economia de tempo e esforços para o seu negócio.

Isso tudo sem falar na constante atualização que a legislação trabalhista impõe. Exemplo disso, é o recente advento do E-Social que é a plataforma do Governo Federal para dar mais transparência a informações trabalhistas. Nele você deve registrar e manter atualizados, todos os dados inerentes aos funcionários da sua empresa.

Afinal, vale a pena?

Sim, é claro que vai e para provar isso te convido a pegar uma calculadora e fazer as contas. Pense em todo as obrigações que uma empresa deve cumprir, são gastos com salários, transporte, alimentação, horas extras, fora os encargos que devem ser pagos para o governo.

Com a terceirização do RH você sabe exatamente o quanto vai gastar e evita custos variáveis que podem ocorrer. Além disso, você vai ter um setor de recursos humanos mais eficiente e otimizado.

Com mais de 15 anos de experiência no mercado, nós da Agruppa podemos te ajudar com os Recursos Humanos da sua empresa. Solicite uma apresentação para que possamos tirar todas suas dúvidas.