Como gerir corretamente as vendas no varejo?



Seja qual for o tamanho da sua empresa, as vendas são principal indicador de progresso e crescimento. Por essa razão, é fundamental possuir estratégias para o gerenciamento que também possam ajudar no aumento das vendas.


Sendo assim, vamos apresentar neste texto algumas dicas indispensáveis para quem deseja ter uma ótima gestão de vendas. Além de saber como estão seus processos, um bom gerenciamento pode ajudar a fidelizar clientes e aumentar, consideravelmente, o número das vendas.


Veja as dicas que preparamos abaixo!


Utilize um software de vendas


Existem diversas plataformas que auxiliam no gerenciamento de vendas no varejo. Através delas é possível organizar todo o fluxo de informações geradas em cada venda. Imagine que sua loja faça no mínimo 50 vendas por dia. Seria muito trabalhoso ver o que foi vendido, por qual valor, para quem e quando. Com um bom software você pode visualizar todas essas informações e utilizar os dados para otimizar os processos.


Hoje em dia, existem muitos softwares que fazem a gestão das suas vendas, alguns deles, inclusive, gratuitos. Entre as principais funcionalidades estão os alertas de estoque mínimo, registro de vendas e relatórios. Assim fica mais simples entender como a sua equipe está trabalhando e se as metas estão sendo cumpridas.


Gerencie bem sua equipe de vendas


Uma boa gestão em vendas passa pela forma que os vendedores são conduzidos. Isso é muito importante, pois são eles que trarão os bons resultados para a sua loja. Deste modo, é preciso ter cuidado ao montar escalas de trabalho, oferecer comissões dentro da realidade do seu segmento e propor metas viáveis.


Outro ponto que pode ajudar a sua equipe é a participação em cursos de capacitação e treinamentos. Afinal, manter seus vendedores atualizados pode aumentar a produtividade. Invista em cursos sobre processos de vendas, comunicação com clientes e técnicas de persuasão.


Use os indicadores de resultados


Indicadores operacionais são uma ótima fonte de informação. Com dados que possam mostrar de forma prática toda a consequência do seu trabalho fica mais fácil ver o que está indo bem e o que precisa melhorar. Entres os mais utilizados estão o faturamento por colaborador, ticket e venda média, peças vendidas por atendimento (PA), custo da mercadoria vendida (CMV ou CPV), dentre outros.


Analise os resultados e crie novas metas


Para saber como anda a sua empresa é fundamental considerar todos os dados obtidos e fazer uma análise. Use os indicadores, relatórios dos softwares, planilhas financeiras e também os registros contábeis. Faça um balanço dos resultados e o que pode ser feito para melhorar.


Com isso, crie novas metas e estabeleça prazos para que elas sejam cumpridas. Planejamento é a palavra chave! Também é importante informar a equipe dos resultados e criar motivação para alcançar as novas metas. Os prêmios individuais e por equipe são uma ótima forma de engajar todos os colaboradores.


Gostou das dicas? Siga a Agruppa nas redes sociais e veja todas as novidades do mercado varejista.

2 visualizações
agruppa.png
 FINANCEIRO
 TECNOLOGIA
 GESTÃO DE PROCESSOS

Siga-nos nas redes sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por Agruppa