A princípio, encontrar profissionais bem qualificados e com o perfil ideal é o maior desejo de quem contrata. Um ponto-chave para isso é a entrevista de emprego feita com os candidatos. Mas, para quem não possui um RH em sua empresa essa pode ser uma difícil missão. A maneira como uma entrevista de emprego é conduzida é essencial para que você contrate colaboradores que vão desempenhar suas funções da forma esperada.

Existem algumas dicas que podem auxiliar os empregadores que não vão contar com uma ajuda especializada. Desta forma, seguindo os passos abaixo é possível que você consiga achar o colaborador que melhor se encaixa na sua empresa.

Veja as dicas que preparamos!

Tente deixar o candidato confortável

É muito comum que os candidatos fiquem nervosos durante uma entrevista de emprego. Sendo assim, o entrevistador procurar deixar o candidato mais confortável possível.

Uma ótima forma é iniciar a fazendo uma apresentação da sua empresa, mostrando como começou e o patamar atual. Com isso, haverá tempo necessário para que o candidato deixe de lado o nervosismo inicial. É sempre importante começar pelas perguntas mais simples e mostrar interesse nas falas do candidato.

Prepare com antecedência as perguntas

Um dos principais pilares de uma entrevista de emprego são as perguntas feitas aos candidatos. Por isso, é preciso ter cuidado e fazer um planejamento de tudo que será perguntado.

Faça com antecedência um roteiro com todas as perguntas que considera importantes. Procure ser objetivo e ter informações sobre a experiência, habilidades e questões básicas da vida pessoal. Veja abaixo alguns exemplos:

· Fale um pouco sobre suas experiências profissionais

· Fale um pouco sobre sua formação acadêmica

· Quais são os seus hobbies?

· O que lhe faz sentir motivado?

· Quais são os seus pontos fortes e fracos?

· Como você lida com imprevistos no seu trabalho?

· Por que deveríamos contratá-lo?

· Qual o último livro que você leu por diversão?

· Quais são seus objetivos profissionais de médio e longo prazo?

Observe a apresentação pessoal

Se tem algo que sempre é observado nas entrevistas de emprego é a apresentação pessoal. Muitas empresas aboliram o “dress code”, porém, para outras isso ainda é um tema relevante. Logo, o principal ponto que deve ser avaliado não é se o candidato está vestindo roupas bonitas ou se ele está por dentro das últimas tendências de moda, mas sim observar se sua apresentação pessoal está compatível com o que a empresa espera dele.

Outra dica é observar que “O corpo fala”! Quem nunca ouviu esta frase? A linguagem corporal pode nos ajudar a conhecer muito do candidato. Estima-se que a linguagem corporal é responsável por 50 a 70% da comunicação. Isso inclui expressões faciais e movimentos corporais, como cruzar os braços (defensiva), morder os lábios (nervosismo), desvio do olhar (imaginação), cerrar os lábios (desconfiança ou desaprovação), dentre outros sinais.

Personalidades que costumam ser positivas para os entrevistadores

Diferente do currículo, a entrevista consegue comprovar quem realmente você é. Atitudes e características podem chamar a atenção do entrevistador de uma maneira positiva. São elas:

· Ser uma pessoa honesta.

· Manter um perfil motivado.

· Se mostrar alguém que seja responsável.

· Manter um perfil analítico

· Ter domínio do segmento relacionado à vaga que está sendo concorrida.

· Mostrar que você será um profissional dedicado.

Cuidados que você deve ter na hora da entrevista

O que fazer:

· Sempre chegue com antecedência e mantenha a calma.

· Antes de conversar com o entrevistador, mentalmente repasse a sua estratégia.

· Com o entrevistador, nunca desvio olhar, sempre mirando nos olhos dele.

· Procure deixar as mãos a mostra. De preferência, em cima da mesa.

· Mantenha a postura ereta ao se sentar

· Saiba o momento certo de ouvir e o momento certo de falar.

O que não fazer:

· Não vá de óculos escuros, chapéu, boné e outros adereços.

· Não conte piadas.

· Evite discussões sobre religião, política e futebol.

· Não implore para que o entrevistador te dê trabalho.

Faça testes comportamentais e de habilidade

Em síntese, depois de passar por todos os pontos acima é necessário fazer alguns testes. Esse é o ponto mais difícil para quem não conta com um profissional capacitado para recrutamento. Entretanto, é possível adquirir alguns testes comportamentais e psicológicos na internet. Também existem alguns sites que disponibilizam testes gratuitos.

Em conclusão, o teste de habilidade pode ser feito com base nas funções que o candidato vai desenvolver se for contratado. Caso você esteja entrevistando uma pessoa para uma vaga de vendedor você pode simular uma situação de compra para ver como será o desempenho do candidato.

Precisa de uma ajuda profissional para recrutar? Nós da Agruppa podemos te ajudar com isso. Clique aqui e solicite uma apresentação.