Demonstrativo de resultado: o que é?

Saber como analisar e interpretar os resultados da sua empresa é um ponto-chave para uma boa gestão. A maneira mais fácil de avaliar se o seu negócio está indo realmente bem é utilizar um demonstrativo de resultado, popularmente conhecido como DRE.
O demonstrativo de resultado é uma ferramenta que pode ser utilizada por empresas de diversos tamanhos. Pensando nisso, produzimos esse texto para você entender mais sobre o DRE e conhecer a importância que ele tem na análise de dados.
Entenda mais sobre o demonstrativo de resultado e conheça a sua importância gerencial.
O que é?
O demonstrativo de resultado é uma ferramenta que tem a finalidade de expor e organizar informações financeiras de uma empresa. Ele apresenta os resultados líquidos do atual exercício, dispondo os números de prejuízo ou lucro decorrente das atividades realizadas. Nele contém toda a receita da empresa e seus custos para uma análise financeira.
Normalmente, o demonstrativo de resultado é feito anualmente e é apresentado para dar suporte nas tomadas de decisão do próximo exercício. Ele deve seguir o Regime de Competência de Contas e o DRE é considerado uma das mais relevantes demonstrações contábeis.
Quais são os principais objetivos?
O principal objetivo do demonstrativo de resultado é organizar todas as informações financeiras como gastos, lucros, despesas e outras rendas. Deste modo, é possível fazer uma análise e verificar como está a saúde financeira do seu negócio.
O DRE ajuda nas grandes e pequenas tomadas de decisão, principalmente, aquelas que podem alterar as finanças da empresa. Com ele, é possível ver de maneira mais nítida o que é preciso melhorar e as metas que podem ser traçadas para o futuro.
Qual é sua estrutura?
O demonstrativo de resultado é composto, basicamente, por resultados de toda as finanças da empresa. Primeiro é preciso que a empresa tenha estabelecido o período inicial e final da análise. O DRE apresenta de forma estruturada o resultado operacional, não operacional, resultado bruto e resultado líquido.
Para melhor visualização seguem os tópicos que fazem parte do demonstrativo de resultado:
Receita de Vendas
Custos
Lucro Bruto
Despesas Operacionais
Lucro Operacional
Resultado não Operacional
Lucro Antes de Impostos sobre a Renda
Impostos
Resultado Líquido, Lucro ou Prejuízo Líquido
Como o demonstrativo de resultado ajuda na gestão?
O demonstrativo de resultado pode ajudar em uma análise mais profunda da situação atual da sua empresa. Além disso, ele permite fazer o estudo horizontal e vertical, assim você pode entender como o seu negócio vem evoluindo ao longo do tempo.
Na análise horizontal é feito a avaliação temporal da receita e dos gastos para verificar como foi a evolução até o ponto atual. Na vertical a intenção é fazer comparações de cada dado de acordo com o seu grupo.
Pronto, agora você sabe como o demonstrativo de resultado é importante para a gestão de uma empresa. Ele é uma importante ferramenta e pode ser combinado com outros documentos como, por exemplo, o balanço patrimonial.
Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo que vamos responder o mais breve possível.