Buscar
  • Agruppa Soluções em BackOffice

Demonstrativo de resultado: o que é?



Saber como analisar e interpretar os resultados da sua empresa é um ponto-chave para uma boa gestão. A maneira mais fácil de avaliar se o seu negócio está indo realmente bem é utilizar um demonstrativo de resultado, popularmente conhecido como DRE.


O demonstrativo de resultado é uma ferramenta que pode ser utilizada por empresas de diversos tamanhos. Pensando nisso, produzimos esse texto para você entender mais sobre o DRE e conhecer a importância que ele tem na análise de dados.


Entenda mais sobre o demonstrativo de resultado e conheça a sua importância gerencial.


O que é?


O demonstrativo de resultado é uma ferramenta que tem a finalidade de expor e organizar informações financeiras de uma empresa. Ele apresenta os resultados líquidos do atual exercício, dispondo os números de prejuízo ou lucro decorrente das atividades realizadas. Nele contém toda a receita da empresa e seus custos para uma análise financeira.


Normalmente, o demonstrativo de resultado é feito anualmente e é apresentado para dar suporte nas tomadas de decisão do próximo exercício. Ele deve seguir o Regime de Competência de Contas e o DRE é considerado uma das mais relevantes demonstrações contábeis.


Quais são os principais objetivos?


O principal objetivo do demonstrativo de resultado é organizar todas as informações financeiras como gastos, lucros, despesas e outras rendas. Deste modo, é possível fazer uma análise e verificar como está a saúde financeira do seu negócio.


O DRE ajuda nas grandes e pequenas tomadas de decisão, principalmente, aquelas que podem alterar as finanças da empresa. Com ele, é possível ver de maneira mais nítida o que é preciso melhorar e as metas que podem ser traçadas para o futuro.


Qual é sua estrutura?


O demonstrativo de resultado é composto, basicamente, por resultados de toda as finanças da empresa. Primeiro é preciso que a empresa tenha estabelecido o período inicial e final da análise. O DRE apresenta de forma estruturada o resultado operacional, não operacional, resultado bruto e resultado líquido.


Para melhor visualização seguem os tópicos que fazem parte do demonstrativo de resultado:

  • Receita de Vendas

  • Custos

  • Lucro Bruto

  • Despesas Operacionais

  • Lucro Operacional

  • Resultado não Operacional

  • Lucro Antes de Impostos sobre a Renda

  • Impostos

  • Resultado Líquido, Lucro ou Prejuízo Líquido

Como o demonstrativo de resultado ajuda na gestão?


O demonstrativo de resultado pode ajudar em uma análise mais profunda da situação atual da sua empresa. Além disso, ele permite fazer o estudo horizontal e vertical, assim você pode entender como o seu negócio vem evoluindo ao longo do tempo.


Na análise horizontal é feito a avaliação temporal da receita e dos gastos para verificar como foi a evolução até o ponto atual. Na vertical a intenção é fazer comparações de cada dado de acordo com o seu grupo.


Pronto, agora você sabe como o demonstrativo de resultado é importante para a gestão de uma empresa. Ele é uma importante ferramenta e pode ser combinado com outros documentos como, por exemplo, o balanço patrimonial.


Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo que vamos responder o mais breve possível.

0 visualização
agruppa.png
 FINANCEIRO
 TECNOLOGIA
 GESTÃO DE PROCESSOS

Siga-nos nas redes sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por Agruppa