Saber como analisar e interpretar os resultados da sua empresa é um ponto-chave para uma boa gestão. A maneira mais fácil de avaliar se o seu negócio está indo realmente bem é utilizar um demonstrativo de resultado, popularmente conhecido como DRE.

O demonstrativo de resultado é uma ferramenta que pode ser utilizada por empresas de diversos tamanhos. Pensando nisso, produzimos esse texto para você entender mais sobre o DRE e conhecer a importância que ele tem na análise de dados.

Entenda mais sobre o demonstrativo de resultado e conheça a sua importância gerencial.

O que é?

O demonstrativo de resultado é uma ferramenta que tem a finalidade de expor e organizar informações financeiras de uma empresa. Assim, ele apresenta os resultados líquidos do atual exercício, dispondo os números de prejuízo ou lucro decorrente das atividades realizadas. Nesse ínterim, nele contém toda a receita da empresa e seus custos para uma análise financeira.

Normalmente, o demonstrativo de resultado é feito anualmente e é apresentado para dar suporte nas tomadas de decisão do próximo exercício. Dessa forma, ele deve seguir o Regime de Competência de Contas e o DRE é considerado uma das mais relevantes demonstrações contábeis.

Quais são os principais objetivos?

Em síntese, o principal objetivo do demonstrativo de resultado é organizar todas as informações financeiras como gastos, lucros, despesas e outras rendas. Deste modo, é possível fazer uma análise e verificar como está a saúde financeira do seu negócio.

O DRE ajuda nas grandes e pequenas tomadas de decisão, principalmente, aquelas que podem alterar as finanças da empresa. Com ele, é possível ver de maneira mais nítida o que é preciso melhorar e as metas que podem ser traçadas para o futuro.

Qual é sua estrutura?

O demonstrativo de resultado é composto, basicamente, por resultados de toda as finanças da empresa. Primeiro é preciso que a empresa tenha estabelecido o período inicial e final da análise. O DRE apresenta de forma estruturada o resultado operacional, não operacional, resultado bruto e resultado líquido.

Para melhor visualização seguem os tópicos que fazem parte do demonstrativo de resultado:

  • Receita de Vendas
  • Custos
  • Lucro Bruto
  • Despesas Operacionais
  • Lucro Operacional
  • Resultado não Operacional
  • Lucro Antes de Impostos sobre a Renda
  • Impostos
  • Resultado Líquido, Lucro ou Prejuízo Líquido

A entrega do DRE

Todas as empresas do Brasil devem realizar o DRE, já que a elaboração do Demonstrativo está relacionada à área de contabilidade da empresa. Portanto, as empresas de um modo geral, independentemente do tamanho, são recomendadas a fazer, inclusive as enquadradas no Simples Nacional.

Na hora de fazer o DRE, vários cálculos devem ser levados em consideração. Muitas empresas possuem um grande volume de vendas de mercadorias e compras de matérias primas. Com base nisso, fazer o Demonstrativo é uma tarefa que exige atenção. Alguns cálculos necessários:

– Receitas de vendas: é o valor que entra no caixa de determinada empresa. Eles podem ser referentes às vendas e vários direitos, como, por exemplo, o crédito, o recebimento de juros, a propriedade de bens, os dividendos e os royalties.

– Despesas administrativas e financeiras: dizem respeito aos custos fixos da empresa. Portanto, são os valores utilizados para manter a empresa funcionando. Os exemplos são conta de água, luz e telefone. Dentro do departamento financeiro, também são considerados como despesas administrativas e financeiras, os juros e multas pagos e os custos de importação, exportação e frete.

– Impostos: de modo geral, são as atribuições que incidem às vendas.

– Custos de venda: são os custos que incidem à produção da mercadoria. Também realizam o serviço da empresa.

– Resultado do exercício: trata-se do cálculo das receitas e rendimentos adquiridos no período declarado.

Como o demonstrativo de resultado ajuda na gestão?

O demonstrativo de resultado pode ajudar em uma análise mais profunda da situação atual da sua empresa. Do mesmo modo, ele permite fazer o estudo horizontal e vertical, assim você pode entender como o seu negócio vem evoluindo ao longo do tempo.

Na análise horizontal é feito a avaliação temporal da receita e dos gastos para verificar como foi a evolução até o ponto atual. Na vertical a intenção é fazer comparações de cada dado de acordo com o seu grupo.

Pronto, agora você sabe como o demonstrativo de resultado é importante para a gestão de uma empresa. Em conclusão, ele é uma importante ferramenta e pode ser combinado com outros documentos como, por exemplo, o balanço patrimonial.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo que vamos responder o mais breve possível.