É cada vez mais comum a utilização da tecnologia para facilitar os processos da sua empresa. O registro de ponto dos funcionários requer muito controle e atenção, afinal, ele é utilizado para fazer o controle de horas extras e descontos por faltas e/ou possíveis atrasos.

Uma forma de otimizar esse processo para economizar tempo e evitar erros é a utilização do controle de ponto virtual. Deste modo, o responsável pelo RH da sua empresa pode ter maior domínio acerca das informações sobre as jornadas de trabalho de todos os colaboradores.

Continue a leitura e veja os pontos mais importantes sobre o controle de ponto virtual.

Como funciona?

O controle de ponto virtual vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas, pois ele permite que cada funcionário marque seu ponto sem a necessidade de um equipamento exclusivo para isso. Isso pode ser feito através de um sistema online, onde a empresa convida os funcionários para a plataforma e ele pode fazer tudo remotamente, como por exemplo, com o próprio celular.

A utilização de marcação de ponto virtual é regulada pelas portarias 373 e 1510 do Ministério do Trabalho, e consiste de rotinas onde o colaborador, para marcar o ponto, realiza uma espécie de check-in em uma plataforma web para registro de sua jornada.

Em alguns casos, as empresas contratantes do serviço disponibilizam equipamentos (notebooks, smartphones, etc) para os funcionários que não têm ou não desejam utilizar seu aparelho pessoal para essa função.

Diferença do controle de ponto virtual para eletrônico

O ponto eletrônico, mais conhecido como relógio de ponto, utiliza um equipamento que fica fixado nas dependências da empresa onde a marcação é feita por identificação biométrica ou cartão de ponto. Este tipo de aparelho, também é capaz de emitir relatórios e controles específicos, mas tem a limitação física de apenas registrar o ponto presencialmente.

Com o controle de ponto virtual o colaborador pode marcar início, intervalos e fim da jornada em qualquer lugar. Mesmo estando fora da empresa, em um trabalho remoto por exemplo.

Principais vantagens

São muitas as vantagens do ponto virtual. As plataformas informam as horas trabalhadas, atrasos e o quantidade de horas extras. Os atestados ou abonos podem ser acompanhados de documentação virtual, anexada à solicitação do funcionário. Também é possível acompanhar relatórios em tempo real, evitando assim surpresas com gastos excessivos de hora extra, por exemplo.

Outro ponto importante é a segurança das informações, tanto para a empresa quanto para o colaborador. Com o controle de ponto virtual é menor a possibilidade de fraudes, já que existem sistemas que possuem senhas, biometrias, identificação por foto, geolocalização e reconhecimento facial.

Qual é o custo?

A valor pago para contar com o controle de ponto virtual na sua empresa vai depender da plataforma escolhida. Na grande maioria, é cobrado um valor mensal por cada funcionário cadastrado. Por se tratarem de portais SAAS (Service as a Software), a grande vantagem é que você não precisa fazer a aquisição de nenhum equipamento. Além disso, muitas plataformas oferecem um período de teste grátis.

Todavia, em que pese o custo mensal, vale considerar que o controle de ponto virtual pode trazer muitos benefícios para o seu negócio. Ele facilita o trabalho do RH, elevando o nível de “compliance” e de segurança para sua empresa e seus colaboradores.

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