Organizar as finanças de uma empresa é uma tarefa que pode ser complicada para muitos empresários. Afinal, já existem muitas preocupações com as outras áreas do negócio que também precisam de atenção. Por isso, o processo de contas a pagar deve ser menos trabalhoso possível.

Para que sua empresa não atrase nenhum pagamento é necessária muita organização. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas que podem ajudar no processo de contas a pagar do seu negócio.

Veja as dicas que selecionamos!

Organize suas contas a pagar

O primeiro passo para manter todas as contas a pagar da sua empresa em dia é fazer um bom gerenciamento. É importante que você conheça qual é a natureza de cada conta que deve ser quitada. Em uma empresa, existem despesas recorrentes, não recorrentes, de uso e consumo e as decorrentes dos materiais e insumos para produção.

As despesas recorrentes são aquelas que acontecem periodicamente como por exemplo, seguro, aluguel e pagamento de funcionários. As despesas provenientes de materiais e insumos precisam de atenção especial, pois sem matéria-prima sua empresa pode ficar sem produção, consequentemente, sem receita.

As contas de uso e consumo são provenientes da compra de materiais para o funcionamento da empresa, exemplo, material de escritório, água e luz.

A classificação correta das contas a pagar não é importante apenas para honrar os compromissos, mas também para permitir análises de cada setor. Separando as despesas em grupos afins como Despesas de Pessoal, Despesas Administrativas, Impostos, etc, é possível obter relatórios que vão ajudar na percepção do estágio atual do seu negócio e em decisões futuras. Um deles é o DRE (demonstrativo de resultados) que dispõe de todas as operações financeiras da empresa.

Utilize um sistema de gestão

Como você pode perceber, para manter as contas a pagar sobre controle é preciso de muita organização. Uma alternativa para fazer esse controle é utilizar um software que permita a administração de todos os dados. Existem, inclusive, programas que são gratuitos e podem ser utilizados até no celular.

Com isso, é possível criar uma agenda de pagamentos, separar as despesas por sua tipicidade e até acompanhar os gastos correntes através de relatórios. Caso você precise de um sistema com mais funcionalidades e que tenha suporte para outros serviços de gestão existem diversas opções no mercado.

Terceirizar essa demanda! Já pensou nisso?

O dia a dia de todo empresário é corrido. Quando sua empresa cresce então… Torna-se necessário delegar tarefas e funções. Recrutar, selecionar, treinar e desenvolver pessoas torna-se o grande desafio.

Você sabia que existem empresas especializadas em terceirização de financeiro?

Atualmente, existem empresas de BPO (Business Process Outsourcing) que prestam este tipo de serviço. Este conceito, apesar de antigo, está se popularizando no Brasil.

Uma empresa que cuide do “Backoffice” também possui soluções para ajudar no controle das contas a pagar. Com profissionais preparados, esse processo é otimizado, reduzindo a margem para o erro e aumentado a organização de forma a auxiliar a administração do seu negócio.

Conheça o serviço de Tesouraria da Agruppa e saiba como organizar todas as contas do seu negócio. Veja aqui!