Siga-nos nas redes sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por Agruppa

Buscar
  • Agruppa Soluções em BackOffice

Como otimizar os processos administrativos e financeiros de um escritório de advocacia?



A parte administrativa de toda empresa exige tempo e dedicação para que o trabalho não acumule. Os escritórios de advocacia, via de regra, têm uma equipe administrativa enxuta, visto que o corpo técnico de advogados é o que deve prevalecer. Todavia, não é raro que os sócios do escritório tenham de se envolver com a parte de administração de contratos, faturamento e cobrança, contas a pagar, dentre outras rotinas.


É comum que alguns escritórios optem por terceirizar os serviços financeiros. Assim, é possível manter a concentração na pauta jurídica deixando a parte administrativa e financeira com uma empresa especializada.


Para aqueles profissionais que optam por fazer por conta própria, separamos algumas dicas que podem ajuda-los a otimizar os processos. Deste modo, é possível ter maior controle para ajudar o seu escritório a crescer ainda mais. Confira!


Faça o fluxo de caixa


O fluxo de caixa é utilizado para controlar as entradas e saídas de recursos em um determinado período. Ele deve conter todos os valores a receber, a pagar, previsões, entre outras movimentações.


Isso proporciona um melhor controle sobre os recursos da empresa e dá maior previsibilidade da disponibilidade do capital de giro. A disponibilidade de caixa é uma das informações que sempre devem ser avaliadas antes de se tomar alguma decisão que envolva a mobilização dos recursos da empresa.


Realize uma conciliação bancária


Os escritórios de advocacia podem apresentar muita movimentação em sua conta corrente. Seja pelos depósitos realizados por clientes, pelas despesas com custas processuais ou pela movimentação da cobrança bancária, para citar alguns exemplos. Isso tudo sem falar nas contas fixas, tributos e salários.


A conciliação bancária tem por objetivo a verificação e classificação de todas as movimentações que foram feitas na conta, conferindo transparência e conformidade à parte financeira.


Utilize softwares de gestão financeira


A tecnologia pode simplificar e auxiliar muito os processos financeiros de um escritório de advocacia. Atualmente, existem vários softwares que podem ajudar a otimizar toda sua gestão.


É necessário apenas fazer o preenchimento das informações para que a plataforma automatize os processos. Algumas opções do mercado fazem até a emissão de boleto bancário e de notas fiscais, ideal para escritórios com contratos recorrentes.


Desenvolva um demonstrativo de resultados


Chegou a hora de ver os resultados. Analisar e mensurar é primordial para manter a saúde financeira do seu escritório. Por isso é importante desenvolver um demonstrativo de resultados que organize as informações da empresa, apresentando o resultado líquido no período avaliado. Para fazê-lo é preciso ter uma série de informações como receitas e despesas operacionais, custos, impostos, entre outros.


A Agruppa pode ajudar o seu escritório de advocacia em todos os processos administrativos e financeiros. Possuímos um serviço completo de tesouraria com soluções inovadoras e confiáveis.


Gostou deste conteúdo? Siga a Agruppa nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades e dicas para a gestão do seu negócio.

0 visualização
agruppa.png
 FINANCEIRO
 TECNOLOGIA
 GESTÃO DE PROCESSOS