Em algumas empresas, o giro de mercadorias é muito grande e por isso se torna essencial controlar o estoque de mercadorias. O inventário de estoque é uma ferramenta que permite obter informações precisas sobre a quantidade e qualidade do estoque da sua empresa.

O inventário de estoque permite avaliar diversos pontos que podem aumentar a eficiência do setor. Pensando nisso, vamos explicar um pouco mais como funciona esse processo e apresentar os principais conceitos para que você também possa aplicar em sua empresa.

Continue a leitura e entenda tudo sobre o inventário de estoque.

O que é?

O inventário de estoque executa ações para identificação de produtos, contagem e classificação. Ele tem o objetivo de conferir se o estoque físico confere com o estoque registrado nos sistemas de controle da empresa.

Um inventário pode identificar muitas falhas, principalmente, com relação às baixas não feitas, perdas e avarias. Com isso, os gestores terão informações para criar soluções que possam resolver os problemas que atrapalham a eficiência do estoque.

Por que devo fazer um inventário de estoque?

Existem diversas razões para a realização de um inventário de estoque na sua empresa. Evitar prejuízos talvez seja o mais importante, pois, um estoque desorganizado e com muitas perdas causam um sério impacto financeiro.

Em suma, outra razão importante é a diminuição dos custos. Sabendo exatamente a quantidade de produtos em estoque é possível otimizar as compras, manter o catalogo sempre atualizado e criar ações para os produtos ‘encalhados’.

Tipos de inventário de estoque

Em sínetese, o inventário de estoque é dividido em duas categorias: rotativo e periódico. É de extrema importância saber a diferença entre os dois e utilizar a opção mais adequada ao seu negócio. Veja abaixo a explicação para os dois tipos de inventário:

Rotativo: é criada uma periodicidade que é predefinida para que partes do estoque passem pela contagem até que todo o estoque seja conferido. O processo pode ser diário, semanal, mensal e bimestral, tudo vai depender da necessidade de informações da empresa. O inventário rotativo é recomendado para estoques que possuem grande rotatividade.

Periódico: com o objetivo de atualizar os dados do estoque e corrigir falhas, ele é realizado ao final de um período determinado. O inventário periódico também é utilizado na elaboração de demonstrativos financeiros e na correção de possíveis falhas humanas.

Como fazer?

Primeiro, é necessário escolher qual tipo de inventário de estoque será utilizado. Feito isso, vai ser preciso agendar um dia para que os produtos possam ser contados, sendo mais indicado escolher um dia tranquilo, que tenha pouco movimento. Dessa forma, para que o processo possa fluir normalmente faça uma boa organização, agrupando produtos iguais no mesmo local para facilitar a contagem.

Imprima uma folha com todos os produtos que estão disponíveis na sua empresa e realize a contagem física em paralelo. Depois, confira no seu controle de estoque se o que está na folha corresponde à realidade. Caso haja divergência, é preciso fazer uma recontagem, de preferência por outra pessoa.

Ao final, faça a última conferência no controle para ver o que está ou não correto. Todo este processo pode ser automatizado com a utilização de leitores de códigos de barras, etiquetas RFID e sistemas operacionais. Eles facilitam a confrontação dos dados.

Gostou desse artigo? Preencha o formulário abaixo e receba mais conteúdos como este em seu e-mail.